sexta-feira, 15 de junho de 2018

COPA DO MUNDO

 O Projeto de Iniciação Esportiva da Escola Municipal Monteiro Lobato de Palmas Capital do Estado do Tocantins realizou a Copa Monteiro Lobato com a participação das equipes de todas as categorias que o projeto assiste.
 O evento coordenado pelos Professores Erinaldo e Manoel foi uma verdadeira festa, o importante foi que os alunos do projeto que ainda não tiveram a oportunidade de disputar competições oficiais foram contemplados com a participação  no torneio fazendo parte da festa e ganhando suas medalhas.
 Os jovens talentos que já vem participando dos campeonatos ao longo dos anos também participaram formando a base das equipes como equilibrio e dando forma competitiva para a competição.
 As cateegorias de base da Capital conta com muitos garotos que sonham em ser profissional da bola ou até mesmo em ser um grande craque no futuro, mais para isso a caminhada é longa e as dificuldades não são poucas, um exemplo clássico são esses dois garotos Juninho Marques e Jefferson que correm atrás desse sonho. A primeira grande dificuldade surge quanto a categoria que classifica pelo ano de nascimento e a cada dois anos, os dois nasceram no mês de dezembro de um ano par, no caso 12/2008, nesse caso com nove anos são submetidos a competir em torneios oficiais com garotos nascidos apartir de 01/2007 o que acaba apresentando uma diferença de quase dois anos e isso transformados em força e estatura representa muito contra o desempenho dos jovens talentos, considerando também que o futebol atual priorisa a força, um garoto para se destacar com um futebol de habilidade precisará ser muito acima da média precisando também de muito treino, o que não é possivel para os que não conseguem está nas instituições e dependem apenas dos períodos de treinos nos projetos sociais.
 Esse ponto de vista é algo que a Federação Tocantinense poderia avaliar e pensar na possibilidade de proporcionar os torneios oficiais dentro do ano de nascimento desses jovens talentos, assim estariam competindo dentro da mesmas faixa etária garantindo assim uma competitividade mais equilibrada e mais justa, considerando também que a motivação seria bem diferente e os jogos teriam mais emoção e menos preocupação por parte dos pais e responsáveis quanto a integridade física dos jovens talentos.
 A Capital do Estado do Tocantins não deixa a desejar quando o assunto é futebol para atender os futuros craques, contando com muitos projetos como esse da Escola Municipal Monteiro Lobato, entre outros e com as escolinhas fraquiadas, em cada campeonato que a Federação promove muitos garotos se destacam em todas as categorias, o que significa que o Tocantins continuará apresentando para os grandes clubes Brasil a fora grandes promessas para o futuro do futebol Brasileiro.







7 comentários:

  1. CONCORDO eu assistir a semi final do Metropolitano entre Escolinha do Fluminense com garotos literalmente sub 11 Escolinha Flapalmas que aparentemente seus garotos de 9 e 10 anos e mesmo sendo bons jogadores o resultado foi um espantoso 9 a 1 para o Flu

    ResponderExcluir
  2. Sim eu assisti o jogo da semifinal final entre o Fluxo/Ulbra x Monteiro esse jogo foi equilibrado e decidido na prorrogação mas os dois times apresentaram uma escalação mais ou menos equivalentes.

    ResponderExcluir
  3. Conteudo interessante, uma colocação muito boa demostrando preocupaçao com jovens talentos que precisam driblar a força que roubou a sena no futebol brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Rpaz esse blog é top apoio aos jovens talentos, e publico garantindo entre gos garotos, pais e familiares.
    ideia válida rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Juninho ainda vai dar um que falar no futsal pode apostr!

    ResponderExcluir
  6. Uma dupla dessa se treinar direitinho dar meuito certo.

    ResponderExcluir
  7. os garotos tem que treinar juntos, enquanto nao treinar os titulos ficara com flamengo e santos

    ResponderExcluir